Banana: Ciclone extratropical atinge Norte de SC

Publicado em 03/07/2020 17:25

Na terça-feira (30), um cliclone extratropical, denominado de ciclone “bomba”, atingiu o Sul do País. Segundo meteorologistas, esse fenômeno ocorre quando massas de ar com temperatura, direção e intensidade dos ventos diferentes se encontram.

Particularmente, esse foi formado com o choque de uma massa de ar quente vinda do Mato Grosso do Sul e Paraguai com outra de ar frio vinda da Argentina, causando uma rápida e acentuada queda de pressão. Como resultado, fortes vendavais foram registrados, provocando diversos estragos e até mortes na região.

No Norte de Santa Catarina, importante região produtora de banana, os fortes ventos derrubaram muitos bananais – inclusive de prata, considerada mais resistente –, destelharam galpões pós-colheita e casas de produtores e funcionários, segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea. Até o momento, os danos econômico e social não foram totalmente mensurados, mas estima-se que foram elevados.

Como algumas localidades estavam sem o fornecimento de energia elétrica, devido aos prejuízos causados nas redes de distribuição, o contato da equipe Hortifruti/Cepea com os produtores foi dificultado nesta semana, não sendo possível fechar a média de preços no período.

PREÇOS CEAGESP – Diante da menor oferta nacional, a banana nanica se valorizou na Ceagesp nesta semana (29/06 a 03/07). Vale destacar que o ocorrido no Norte de Santa Catarina afetou a entrada da variedade no entreposto em meados da semana. Assim, a variedade de primeira qualidade foi vendida a R$ 31,25/cx de 22 kg, valor 8% superior ao da semana anterior. As vendas se aqueceram no período, devido aos maiores volumes negociados, característicos do início de mês.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mandioca/Cepea: Preços têm comportamentos distintos entre regiões
Contratos futuros do cacau caem quase 10% na semana
Mamão/Cepea: Abril fecha com queda nas cotações do havaí
Cenoura/Cepea: Desafios na qualidade: preços ficam estáveis em MG, apesar da oferta limitada
Manga/Cepea: Após queda expressiva, preço da tommy mais que dobra na semana