Manga: Expectativas para o 2° semestre são positivas em Livramento

Publicado em 16/07/2020 15:39

A região de Livramento de Nossa Senhora (BA) vem sofrendo há anos com a crise hídrica, que diminuiu significativamente o potencial produtivo local. Neste ano, porém, com as chuvas mais frequentes no primeiro semestre, produtores estão otimistas quanto à colheita. Isso porque, ainda que não atinja os patamares de outras regiões, a produtividade deve ser melhor do que a verificada em anos recentes.

A maioria dos pomares está na fase de chumbinho, posterior à de pegamento. Apesar de alguns focos de doenças, a maior umidade tem favorecido o vigor dos pomares. A previsão é de pico de colheita entre setembro e outubro na região.

Vale destacar que, com as chuvas mais frequentes, será possível ampliar o cronograma de irrigação do Perímetro Irrigado do Brumado, localizado no município de Livramento de Nossa Senhora (BA), saindo de um para dois turnos de 12 horas por semana. A ampliação se inicia a partir deste domingo (19), se estendendo até 10 de outubro deste ano – com possibilidade de prolongamento, a depender dos níveis dos reservatórios após a data final.

Ainda que as precipitações e esta alteração no cronograma de irrigação não sejam suficientes para reverter todos os impactos da severa crise hídrica da região, são importantes passos para a retomada dos ânimos com a mangicultura – pois, apesar dos preços satisfatórios dos últimos anos, o setor ainda tem enfrentado limitações na produção.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Batata/Cepea: Atacado registra alta pela terceira semana seguida
Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES