Cenoura: Colheita da safra de inverno se inicia em MG

Publicado em 27/07/2020 11:07

Tradicionalmente, o mês de julho é marcado pela transição da safra de verão para a de inverno nas principais regiões produtoras de cenoura do País. Em São Gotardo (MG), por exemplo, a colheita das variedades de inverno se iniciou na segunda quinzena de julho.

Quanto à produtividade das primeiras áreas colhidas, foi considerada baixa, pois o plantio ocorreu em um período em que o clima ainda era ideal para o cultivo das variedades de verão (quente e úmido). Assim, os preços chegaram a ficar abaixo do custo na primeira semana de julho (29/06 a 03/07), mas logo voltaram a subir, devido à menor oferta durante o período de entressafra (finalização do verão e início do inverno) – a média parcial de julho (1° a 24/07) está em R$ 13,00/cx de 29 kg.

Neste cenário, a expectativa é que a rentabilidade permaneça positiva até o fim deste mês, podendo ser afetada pelo gradual aumento de produtividade da safra de inverno no decorrer de agosto e setembro.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY
Batata/Cepea: Chapada Diamantina (BA) registra altas produtividades
Manga/Cepea: Com crescimento da oferta, preços no Vale recuam na abertura do mês
Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção