Melão: Preços caem levemente nas regiões produtoras

Publicado em 17/08/2020 08:02

A colheita do melão no Rio Grande do Norte/Ceará registrou um ritmo um pouco mais acelerado nesta semana (10 a 14/08). Assim, mesmo que o foco da produção seja as exportações, houve um leve aumento da oferta no mercado doméstico, que pressionou as cotações. O amarelo tipos 6 e 7 registrou desvalorização de 3%, atingindo o preço médio de R$ 28,00/cx de 13 kg na região.

Este cenário também resultou em queda de 5% no valor do amarelo vendido a granel no Vale do São Francisco (BA/PE), sendo cotado a R$ 1,35/kg, devido à concorrência entre as praças. Destaca-se que essa competição afeta principalmente o envio de frutas embaladas ao Sul e Sudeste, e, por isso, a maior parte das vendas do Vale continuou sendo realizada no Norte e Nordeste do País.

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, apesar do início da campanha do RN/CE, o volume colhido continua abaixo do ano passado, visto que o plantio foi cauteloso diante do impacto da pandemia da covid-19 na economia mundial. Porém, muitos produtores da região ainda planejam iniciar as colheitas nas próximas semanas, podendo resultar em nova redução dos preços no mercado nacional - a depender das exportações e da demanda nos principais centros consumidores.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY
Batata/Cepea: Chapada Diamantina (BA) registra altas produtividades
Manga/Cepea: Com crescimento da oferta, preços no Vale recuam na abertura do mês
Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção