Cenoura: Rentabilidade se eleva em setembro

Publicado em 24/09/2020 13:44

Neste mês, a rentabilidade da cultura da cenoura tem se elevado frente a agosto, nas regiões de São Gotardo (MG) e Cristalina (GO). O cenário é motivado pelo aumento no preço: a média parcial da raiz "suja" (de 1° a 18/09) teve alta de 20% em relação ao mês passado, fechando a R$ 28,00/cx de 29 kg. Sendo assim, o retorno aos produtores também foi maior, com preços 133% acima dos custos de produção – estimados em R$ 12,00/cx de "suja".

Com a redução de área nesta safra de inverno e alguns grandes produtores em pausa de colheita, a oferta no início do mês ficou bastante controlada, contribuindo para a reação nos preços. Porém, a retomada das atividades por produtores que estavam em intervalo e o aumento da produtividade, diante do clima favorável ao desenvolvimento das raízes, pressionaram as cotações a partir da segunda quinzena de setembro.

Desta forma, a expectativa é que a produção continue aumentando em outubro, mas, devido à redução na área colhida em ambas as praças nesse inverno, os preços podem não ter reduções tão drásticas.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cacau recupera terreno, mas termina semana com queda de 23%
Mamão/Cepea: Depois de praticamente escassa, oferta de havaí volta a aumentar
Batata/Cepea: Após semana de queda, preços voltam a subir devido às chuvas
Tomate/Cepea: Maturação é mais controlada, e preço sobe nos atacados
Manga/Cepea: Mais uma semana de alta nas cotações do Vale