Maçã: Gala Cat 3 se valoriza no Sul

Publicado em 25/09/2020 13:48

No geral, as vendas de maçã recuaram um pouco nesta semana frente à passada, em função da proximidade do fim de mês, período em que o poder de compra do consumidor é menor, e também do frio e das chuvas que ocorreram no Sudeste no último fim de semana e no início desta (21 a 25/09) - o que, segundo agentes, reduz a procura por frutas e a ida dos consumidores aos supermercados.

Ainda assim, agentes relataram que a comercialização foi satisfatória, especialmente após a quarta-feira, 23, cenário este que, somado à oferta nacional restrita, permitiu uma leve alta nas cotações. Destaca-se que as vendas foram mais aquecidas para frutas de menores calibres, especialmente de Cat 3, e para a modalidade a granel, visto que a procura por maçãs de preços mais acessíveis continuou. Assim, a gala calibre 165 Cat 3 foi vendida a R$ 61,43/cx de 18 kg na média das regiões classificadoras, alta de 7% frente à semana passada. Vale lembrar que a oferta dessa categoria está bastante limitada neste ano, visto à boa qualidade das frutas.

Para a próxima semana, as vendas de maçã podem continuar limitadas com a virada do mês, mas a expectativa é de pouca variação nos preços.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Batata/Cepea: Atacado registra alta pela terceira semana seguida
Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES