Uva: Chuvas voltam a trazer preocupações no Vale

Publicado em 06/11/2020 14:51

Após um primeiro semestre bastante afetado pelas precipitações, os parreirais do Vale do São Francisco (PE/BA) voltaram a ser impactados pelo clima. Segundo dados do Inmet, nos primeiros cinco dias de novembro choveu cerca de 145 mm na região de Petrolina (PE). Os impactos foram distintos – há locais com danos imediatos, e outros que ainda vão se revelar nos próximos meses.

Nas áreas em que os parreirais estão na época de florada, muitas inflorescências caíram. Assim, espera-se que a produtividade fique afetada em meados de fevereiro/21. Nos locais em que os cachos estão em processo de maturação, os problemas já são mais assertivos. Viticultores estão colhendo a maior quantidade possível de uvas, a fim de evitar rachaduras e desenvolvimento de podridão. Ainda assim, não houve impacto negativo nas cotações: a itália teve média de R$ 7,75/kg nesta semana (03 a 06/11) e a BRS vitória, de R$ 8,42/kg (ambas embaladas), praticamente estáveis frente à semana passada.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HF Brasil/Cepea: Oferta elevada, preço em queda e margem pressionada marcam 2025; exportação surpreende pela resiliência
Cacau e Café: dois universos distintos que compartilham muito em comum
Produção acumulada de mandioca destinada à indústria nos estados do Paraná, MS e SP cresceu 10,3% em 2025
Mercado de cacau passa a considerar possível superávit
Comércio de frutas na Ceagesp de São Paulo deve crescer cerca de 30% neste fim de ano
Setor de hortifrutis projeta retomada das exportações brasileiras aos EUA com o fim do tarifaço