Cenoura: Cotações voltam a se elevar em MG

Publicado em 06/11/2020 16:06

Após algumas semanas de estabilidade, o mercado reagiu em São Gotardo (MG) e o preço das cenouras aumentou expressivamente nesta semana (02 a 06/11). De acordo com o levantamento feito pelo Hortifruti/Cepea, as raízes foram comercializadas por R$ 27,00/cx de 29 kg de “suja”, aumento de 38,5% frente à semana passada, proporcionando uma rentabilidade ainda maior ao produtor.

Segundo os colaboradores consultados, a alta nas cotações deve-se à oferta controlada, principalmente pela menor área colhida nas lavouras nesta safra de inverno, bem como pela demanda aquecida no início de mês de novembro. As chuvas na região de Cristalina (GO) também contribuíram para um menor volume disponível de raízes, fazendo com que lavadores de outras regiões busquem pelas mercadorias do Cerrado Mineiro, contribuindo para maior liquidez no escoamento. Há uma baixa incidência de cenouras do tipo “G” na região por conta da falta de chuvas e pelo calor excessivo nos meses de setembro e outubro, que limitam o crescimento das raízes.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY
Batata/Cepea: Chapada Diamantina (BA) registra altas produtividades
Manga/Cepea: Com crescimento da oferta, preços no Vale recuam na abertura do mês
Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção