Batata: Novamente, valorização do tubérculo é expressiva

Publicado em 23/11/2020 11:18

Na parcial deste mês (até dia 18/11), os preços da batata especial tipo ágata estão em R$ 167,40 no atacado paulistano, registrando alta de 48,5% frente a outubro – sendo o segundo mês consecutivo em que os valores aumentam de forma acentuada. Tal valorização, por sua vez, se deve à contínua redução na oferta, que ocorre desde o mês passado.

A menor disponibilidade do tubérculo é decorrente do final da safra de inverno e das poucas áreas sendo colhidas na temporada das águas. Esta segunda, vale lembrar, é marcada por quebra de produção em diversas regiões produtoras do Sul do País, em decorrência do baixo volume de chuva registrado durante as fases de plantio e desenvolvimento da cultura.

Nos últimos anos, uma maior oferta vinha sendo observada nos períodos finais da safra de inverno. Porém, em 2020, a colheita se adiantou para setembro, devido às elevadas temperaturas – que, além de acelerar o ciclo da cultura, demandaram maior rapidez na retirada do produto, para evitar perda de qualidade. Apesar dos problemas no Sul, a expectativa é que o volume comece a aumentar nas próximas semanas, conforme a colheita das águas se intensifica.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário