Hortifruti/Cepea: Especial Frutas 2020 - Manga

Publicado em 07/12/2020 11:57

Na edição de novembro, a revista Hortifruti Brasil analisou os impactos da pandemia sobre as exportações de oito frutas: banana, limões e limas, maçã, mamão, manga, melancia, melão e uva – as quais, somadas, correspondem a 75% dos envios brasileiros na parcial de 2020 (janeiro a setembro).

No caso da manga, a demanda está bastante positiva em 2020, tanto por parte da União Europeia quanto dos Estados Unidos. Nos dois destinos, o consumo da fruta é crescente, visto que está passando de exótica para tradicional.

No início da pandemia, havia temores de que a queda na renda a nível mundial impactasse na demanda, visto que não é considerada essencial e nem figura entre as mais baratas nestes locais. A manga é uma fruta comercializada prioritariamente no mercado varejista, que teve menos impactos do que o segmento de hotéis e frutas processadas. O cenário de boas exportações, principalmente no primeiro semestre, contribuiu para preços satisfatórios no mercado interno, mesmo com menos procura pelos brasileiros.

Além disso, por colher manga o ano todo, o Brasil teve melhores oportunidades no mercado internacional, conforme alguns países produtores apresentaram problemas de produção e/ou de logística durante a pandemia. Costa do Marfim, Senegal e Espanha, por exemplo, tiveram suas exportações impactadas, beneficiando a inserção da fruta brasileira.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Batata/Cepea: Atacado registra alta pela terceira semana seguida
Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES