Conab lança nova atualização da ferramenta de pesquisa dos preços de hortifrutis

Publicado em 20/01/2021 13:54

A partir desta quarta-feira (20), será mais fácil realizar a pesquisa de dados atualizados do mercado de hortifrutis no portal da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No item "Consulta Preços Diários" foi disponibilizada uma nova ferramenta elaborada pela estatal, que conta com uma interface moderna, mais prática e intuitiva. Um dos pontos fortes do novo formato é a visualização do conteúdo, disposto de forma leve para a leitura.

Outra mudança está relacionada à pesquisa de preços médios, que poderá ser realizada no item “Consulta: Oferta, Preços e Origens”. Com isso, a ferramenta disponibiliza dois cubos de informações com bancos de dados distintos: um corresponde à média simples das cotações diárias realizadas pelos mercados atacadistas, dentro do período selecionado pelo usuário; o outro traz os dados do Sistema de Informações dos Mercados de Abastecimento do Brasil (Simab), cuja média de preços é ponderada pela quantidade comercializada das diferentes variedades do produto.

A partir destas duas plataformas, a Conab também desenvolve as análises do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), com o acompanhamento de preços, mercado, consulta de séries históricas, identificação de regiões produtoras, entre outros estudos técnicos. Essas informações contribuem para o desenvolvimento e a modernização do setor hortigranjeiro nacional, proporcionam maior interação entre os diversos agentes governamentais envolvidos e os integrantes da cadeia de produção e de distribuição, além de buscar a melhoria e a ampliação das funções dos mercados atacadistas. De acordo com o calendário de divulgação da Conab, a primeira edição do Boletim Hortigranjeiro deste ano será anunciada na próxima semana, dia 26 de janeiro.

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cacau recupera terreno, mas termina semana com queda de 23%
Mamão/Cepea: Depois de praticamente escassa, oferta de havaí volta a aumentar
Batata/Cepea: Após semana de queda, preços voltam a subir devido às chuvas
Tomate/Cepea: Maturação é mais controlada, e preço sobe nos atacados
Manga/Cepea: Mais uma semana de alta nas cotações do Vale