CNA realiza capacitação com foco na exportação de frutas e produtos derivados

Publicado em 16/04/2021 12:43

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) iniciou, na quinta (15), um treinamento online do projeto Agro.BR com foco nas oportunidades para a fruticultura e produtos derivados no mercado externo.

O Agro.BR é um projeto da CNA e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).  Mais de 300 pessoas se inscreveram no treinamento.

“Esse projeto foi criado com o intuito de inserir pequenos e médios empresários rurais no comércio exterior. Todas as iniciativas e resultados já obtidos mostram que é possível diversificar a pauta de produtos exportados e a participação desses produtores”, declarou a coordenadora de exportação da CNA, Camila Sande.

O consultor do projeto Agro.BR em São Paulo, Aryan Schut, mostrou o panorama do mercado internacional para as frutas brasileiras, a dinâmica de comercialização e as oportunidades, mesmo para aqueles produtores que ainda não participaram dessas negociações.  

“A base de todo o processo está no produtor rural. Para alcançar um patamar estruturado é necessário que ele tenha conhecimento de seu produto e de mercado. Também é fundamental disponibilizar um alimento produzido de forma segura com qualidade e atenda os quesitos de responsabilidade social e ambiental”, explicou o consultor.

Em todo o Brasil, aproximadamente 800 empresários rurais participam do projeto Agro.BR.  “Entre as iniciativas, oferecemos suporte para a promoção das marcas e de seus produtos e de negócios por meio de rodadas de negócios com a participação de compradores internacionais”, concluiu o assessor de Relações Internacionais da CNA, Rafael Gratão.

Na sexta (16) o treinamento segue a palestra sobre certificações internacionais para frutas e derivados com o gerente de Certificações do Serviço Brasileiro de Certificações, Matheus Witzler.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Horti Resenha #131 - Rancho Sagrada Família produz e exporta mangas no Vale do São Francisco
Cacau: fatores técnicos dominam no curto prazo, com clima em atenção
Manga/Cepea: Temporada paulista pode chegar até 40% de recuperação frente à safra 2024/25
Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY