Uva/Cepea: Itália continua em queda e abaixo do custo de produção

Publicado em 30/04/2021 17:01

A comercialização de uvas segue aquém do esperado no Vale do São Francisco (PE/BA). Mesmo com os preços mais baixos, produtores não estão conseguindo escoar todo o volume colhido. As cotações da itália na roça caíram novamente nesta semana (26 a 30/04): R$ 2,10/kg, redução de 18,0% frente à anterior, e abaixo do custo de produção pela terceira semana consecutiva. As precipitações dos últimos dias na região também desfavoreceram as vendas; apesar de não causarem problemas sérios na uva, já houve impactos negativos à qualidade dos cachos.

No geral, a demanda no mercado interno tem sido baixa em todo o País. Ainda assim, viticultores esperam que as comercializações possam melhorar assim que diminuir a oferta local, como verificado para as brancas sem semente, que tiveram venda um pouco mais fluída nos últimos dias – devido principalmente aos preços mais baixos que a média para o período e à redução na oferta nacional, dadas as exportações, que seguem em alta.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Contratos futuros do cacau caem quase 10% na semana
Mamão/Cepea: Abril fecha com queda nas cotações do havaí
Cenoura/Cepea: Desafios na qualidade: preços ficam estáveis em MG, apesar da oferta limitada
Manga/Cepea: Após queda expressiva, preço da tommy mais que dobra na semana
Evento com participação do Mapa propõe debate sobre estratégias para reforçar inovação e sustentabilidade no cultivo do cacau