Banana/Cepea: Preços da nanica se estabilizam no Norte de SC

Publicado em 28/05/2021 14:59

Um intenso declínio das temperaturas foi registrado no Norte de Santa Catarina nesta semana (24 a 28/05). Segundo dados do Inmet, a estação de Indaial (SC) registrou mínima de 7ºC na última quarta-feira (26) – a temperatura mais baixa registrada do ano até então na região. Agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea relataram que, por conta disso, ocorreu chilling em alguns bananais, sobretudo de áreas de baixada, onde o ar frio se acumula por mais tempo e causa maiores danos aos cachos em período de enchimento. Assim, a qualidade dos frutos, que serão comercializados posteriormente, deve se enfraquecer.

Mas, e agora? Como está o mercado? Há banana de boa qualidade sendo vendida e oferta ainda controlada na região norte-catarinense. Assim, apesar de o fim de mês geralmente afetar o comércio, os preços da nanica conseguiram se manter por lá. A variedade de primeira qualidade foi vendida na média por R$ 0,55/kg, valor praticamente estável frente à semana anterior. Para a próxima semana, produtores locais ainda não cogitam realizar reajustes no preço, já que o maior giro de vendas deve se concentrar, mesmo, na segunda semana do mês.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Contratos futuros do cacau caem quase 10% na semana
Mamão/Cepea: Abril fecha com queda nas cotações do havaí
Cenoura/Cepea: Desafios na qualidade: preços ficam estáveis em MG, apesar da oferta limitada
Manga/Cepea: Após queda expressiva, preço da tommy mais que dobra na semana
Evento com participação do Mapa propõe debate sobre estratégias para reforçar inovação e sustentabilidade no cultivo do cacau