Batata/Cepea: Conforme o previsto, oferta começa a aumentar

Publicado em 09/06/2021 11:50

Na parcial de junho (1° a 07/06), os preços da batata lavada tipo ágata estão em R$ 72,10 (ponderado pela classificação), na média das lavadoras do País, valor 15% inferior ao de maio, de R$ 84,83 (também ponderado pela classificação). A queda das cotações neste início de mês se dá pela já esperada intensificação da safra das secas em diversas regiões – como Curitiba e São Mateus do Sul (PR) e, mais recentemente, no Cerrado de MG. Além destas, outras praças já começam a ofertar seus produtos, como Cristalina (GO) e Sudoeste Paulista.

Apesar do maior volume e da consequente desvalorização da batata, os preços ainda estão em patamares elevados – e, para o decorrer deste mês, a expectativa é que os valores médios se mantenham acima dos custos de produção, mesmo diante da tendência de queda. A preocupação, por sua vez, se volta para o segundo semestre, quando a oferta deve ser ainda mais expressiva. Assim, caso a demanda se mantenha fraca, as desvalorizações do produto podem ser significativas.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Contratos futuros do cacau caem quase 10% na semana
Mamão/Cepea: Abril fecha com queda nas cotações do havaí
Cenoura/Cepea: Desafios na qualidade: preços ficam estáveis em MG, apesar da oferta limitada
Manga/Cepea: Após queda expressiva, preço da tommy mais que dobra na semana
Evento com participação do Mapa propõe debate sobre estratégias para reforçar inovação e sustentabilidade no cultivo do cacau