Banana/Cepea: Como estão os envios da fruta ao Mercosul?

Publicado em 26/08/2021 11:15

Os dados mais recentes (de agosto) ainda não foram divulgados pela Secex (Secretaria de Comércio Exterior), mas espera-se que as exportações brasileiras de banana ao Mercosul sigam limitadas neste mês. Este cenário seria decorrente do menor ritmo de colheita da nanica no Sul e no Sudeste – principais polos exportadores ao bloco.

Em julho, os envios ao Mercosul já perderam força. De acordo com dados da Secex, o volume enviado recuou 13% frente a junho, totalizando apenas 6,9 mil toneladas. Já a receita, em dólar, foi de US$ 2 milhões (FOB), valor apenas 2% maior, na mesma comparação.

Agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea relataram que este recuo nos envios foi desencadeado pela menor oferta de nanica nas principais regiões exportadoras, devido ao fim do período de “safra” e às sequentes quedas de temperatura em diversas regiões do Brasil – as quais levaram à redução da disponibilidade, sobretudo de frutas de padrão exportação, já que a incidência de chilling (escurecimento dos cachos) aumentou.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Horti Resenha #131 - Rancho Sagrada Família produz e exporta mangas no Vale do São Francisco
Cacau: fatores técnicos dominam no curto prazo, com clima em atenção
Manga/Cepea: Temporada paulista pode chegar até 40% de recuperação frente à safra 2024/25
Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY