Cenoura/Cepea: Oferta reduzida favorece rentabilidade na safra de inverno

Publicado em 14/10/2021 16:36

O mês de setembro e o início de outubro foram marcados pela manutenção dos preços da cenoura em níveis elevados em todo o território nacional. Nas principais praças produtoras, São Gotardo (MG) e Cristalina (GO), a caixa de 29 kg de “suja” foi vendida, em média, a R$ 27,00 – valor bastante superior ao custo de produção. Este cenário de estabilidade nos preços, somado à alta rentabilidade, podem ser explicados pela baixa oferta nacional do produto.

A menor área plantada nesta safra de inverno (devido ao recuo dos investimentos, após os resultados negativos na temporada de verão) e o longo período de estiagem, que prejudicou o desenvolvimento das raízes, mantiveram o volume restrito durante o mês passado e o início deste. Além disso, como reflexo da falta d’água, a produtividade de setembro se reduziu em comparação com agosto, embora tenha se mantido em bons níveis – à média de 85 t/ha.

Na primeira quinzena de outubro, as cotações da cenoura ainda se sustentaram em patamares atrativos ao produtor e a expectativa é positiva em relação à produção, devido ao maior regime de chuvas no período. Isso porque, apesar de dificultarem os trabalhos nas roças, as precipitações tendem a melhorar o desenvolvimento das raízes.

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Batata/Cepea: Atacado registra alta pela terceira semana seguida
Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES