Uva/Cepea: Exportações de novembro têm o maior volume do ano

Publicado em 08/12/2021 17:09

Apesar de enfrentar a baixa demanda europeia em setembro e diversas dificuldades logísticas relacionadas à falta de contêineres durante todo o segundo semestre de 2021, o comércio internacional de uvas de mesa brasileiras conquistou patamares superiores aos do ano passado.

Os últimos dados divulgados pela Secex (Secretaria de Comércio Exterior) confirmam a recuperação nas exportações, cuja janela foi reduzida em quase um mês, mas que, mesmo assim, garantiu bom desempenho. Isso porque, de julho a novembro, foram arrecadados US$ 87,4 milhões, 2,5% a mais do que em toda a segunda metade de 2020, incluindo até mesmo os envios feitos em dezembro.

Boa parte dos resultados excepcionais se deve ao desempenho obtido no mês de novembro, quando foram registrados a maior arrecadação (US$ 42,6 milhões) e o maior volume exportado de 2021: quase 22 mil toneladas de uvas frescas, alta de 47,4% em relação ao mesmo período do ano passado. O cenário é justificado pela boa demanda europeia no período, além da intensificação dos envios aos EUA.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HORTI RESENHA #133 - Desafios no cultivo do tomate são crescentes e produtor precisa de manejo assertivo
HORTI RESENHA #133 - Desafios no cultivo do tomate são crescentes e produtor precisa de manejo assertivo
Preços baixos do cacau deixam produtores insatisfeitos e mercado interno em alerta
Divinut leva para a Expodireto perspectivas de super safra de noz-pecã e cenário da exportação
Maçã/Cepea: Fevereiro registra menores preços desde 2022
Parceria entre Gencau e Coopercitrus visa estimular a produção de cacau em áreas de citrus