Mamão/Cepea: Preços sobem no começo do ano

Publicado em 17/01/2022 08:40

Na última semana (10 a 14/01), os preços do mamão formosa e havaí subiram nas principais regiões produtoras acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea. No Oeste da Bahia, o formosa foi vendido por R$ 2,36/kg, alta de 107% em relação à semana passada. Já o havaí tipo 12 a 18 foi comercializado por R$ 3,33/kg no Norte do Espírito Santo, aumento de 129% na mesma comparação.

Segundo produtores, houve uma série de fatores que fizeram com que os preços subissem: a pouca remuneração dos últimos anos, que desmotivou o plantio de novas áreas; a falta de sementes de formosa no mesmo período e as chuvas intensas de verão (2021/22), que têm atingido BA e ES e causado aparição de doenças (pinta-preta e barba de papai noel), perdas de frutas e até morte de roças de mamão. Produtores relataram que, apesar dos problemas de qualidade, a baixa oferta tem garantido um bom escoamento das frutas.

Para a esta semana, espera-se que o volume de mamão diminua ainda mais nas regiões mencionadas, o que pode elevar as cotações.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alface/Cepea: Final de mês e feriado prejudicam vendas
Cacau valoriza mais de 8% em Nova Iorque nesta segunda-feira (04), mas preços internos reagem com timidez
HORTI RESENHA #141 - Psilídeo segue sendo desafio na citricultura e demanda soluções integradas
HORTI RESENHA #141- Psilídeo segue sendo desafio na citricultura e demanda soluções integradas
Recebimento de cacau cresce em 2026 no Brasil, mas moagem segue pressionada por volatilidade
Superávit global de cacau é revisado para 247 mil t em 2025/26, com El Niño pressionando o próximo ciclo