Melancia/Cepea: Mesmo com demanda em baixa, oferta restrita garante alta nos preços

Publicado em 17/01/2022 08:48

Ao longo da última semana (10 a 14/01), as últimas lavouras paulistas de melancias foram colhidas, indicando finalização das atividades no estado. Esse fator, aliado ao término precoce da primeira parte da safra baiana na semana anterior, garantiu alta nas cotações da melancia gaúcha. No RS, a melancia graúda (>12 kg) foi comercializada em média a R$ 0,72/kg, aumento de 22,4% em comparação com a semana anterior. Já no atacado, mesmo com demanda limitada, os preços também subiram, com a fruta de mesmo calibre sendo negociada a R$ 1,60/kg, alta de 8,5% no mesmo comparativo.

As perspectivas para os próximos dias são de nova elevação nas cotações, tanto na roça quanto no atacado, visto a disponibilidade ainda mais restrita da fruta, já que praticamente apenas Bagé (RS) e Encruzilhada do Sul (RS) estarão colhendo. Além disso, o tempo quente e seco tem feito as melancias amadurecem mais cedo, gerando frutas de menor calibre, o que tem afetado principalmente a disponibilidade das graúdas.

 

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Contratos futuros do cacau caem quase 10% na semana
Mamão/Cepea: Abril fecha com queda nas cotações do havaí
Cenoura/Cepea: Desafios na qualidade: preços ficam estáveis em MG, apesar da oferta limitada
Manga/Cepea: Após queda expressiva, preço da tommy mais que dobra na semana
Evento com participação do Mapa propõe debate sobre estratégias para reforçar inovação e sustentabilidade no cultivo do cacau