Cenoura/Cepea: Safra de verão se inicia com preços altos

Publicado em 26/01/2022 15:52

A safra de inverno de cenoura finalizou, em dezembro/21, com tendência de queda de preços, comportamento oposto ao verificado neste início da temporada de verão. A média das cotações na parcial de janeiro (até o dia 21), nas principais regiões produtoras, São Gotardo (MG) e Cristalina (GO), é de R$ 59,80 – valor 165% superior ao de dezembro/21. 

As fortes chuvas que atingiram as lavouras prejudicaram a produção das áreas de verão 2021/22 e aumentaram a incidência de nematoides em algumas localidades. Neste cenário, estão sendo verificadas perdas expressivas na produtividade, além de prejuízos à qualidade das raízes, que estão apresentando doenças (como a “mela”), bem como maior percentual de descarte pós-colheita. 

Além das questões climáticas, os investimentos em área foram restritos nesta temporada de verão. A rentabilidade negativa no primeiro semestre de 2021 deixou produtores receosos em relação ao plantio, o que contribuiu ainda mais para uma restrição na disponibilidade. 

A expectativa é de que a oferta se mantenha reduzida durante o mês de fevereiro. Assim, as cotações tendem a continuar elevadas. Por outro lado, os custos de produção unitários – que já estavam em níveis altos – estão ainda maiores, considerando a queda na produtividade. Neste cenário, mesmo com os preços firmes, a margem pode não ser tão elevada, principalmente para produtores que tiveram perdas mais expressivas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário