Citros/Cepea: Colheita de tangerina poncã deve se encerrar em julho em SP

Publicado em 07/07/2022 08:18

A colheita de tangerina poncã se iniciou em fevereiro no estado de São Paulo, mas a intensificação da oferta ocorreu apenas em meados de março. Agora, a comercialização da variedade se aproxima do final no estado.

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, as últimas frutas paulistas devem ser colhidas até o final de julho, com a oferta local se desacelerando na segunda quinzena do mês. Em agosto, ainda devem haver tangerinas de Minas Gerais no mercado, o que pode restringir valorizações na fruta de São Paulo.

Tanto em São Paulo quanto em Minas Gerais, a produção de tangerina poncã está bem distribuída ao longo dos meses de colheita, sem grandes concentrações de produção. Contudo, diante das restrições econômicas do País e da queda das temperaturas em maio e junho, o consumo não foi alavancado neste ano.

Assim como para a laranja, produtores se mostram preocupados quanto ao aumento nos custos de produção da tangerina poncã, diante da forte valorização dos insumos. Um alento é que os preços também subiram: a média de comercialização, em junho, foi de R$ 33,43/cx de 27 kg, na árvore, alta nominal de 18,3% em comparação com a de junho de 2021. Já frente a maio/22, houve queda de 12,4%.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ExpoCacau promove cadeia produtiva em evento gratuito em Ilhéus
Safra de cacau 26/27 tende a superávit restrito com riscos na África e ameaça de El Niño, apontam consultorias
Exportações de frutas aceleram na 3ª semana de agosto e volume diário fica 10% acima de 2025
Capacidade de armazenamento ganha espaço como estratégia para reduzir o risco comercial da beterraba
Uva/Cepea: Oferta crescente pressiona preços das sem semente no Vale
Tomate/Cepea: Preço recua diante aumento das temperaturas e maturação acelerada