Melão/Cepea: Safra do RN/CE está próxima do início

Publicado em 07/07/2022 15:09

Em junho, a produção de melão do Rio Grande do Norte/Ceará ainda estava em entressafra. Mesmo assim, as exportações foram superiores às do mesmo período do ano passado.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o volume exportado em junho/22 foi de cerca de 2 mil toneladas, aumento de 38% frente a junho/21. O principal destino do melão brasileiro foi a Europa, com destaque para Reino Unido e Holanda que, respectivamente, representaram 55% e 36% do volume total embarcado.

De acordo com agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, isso se deve à baixa oferta europeia da fruta. Porém, este cenário por si só não anima exportadores do RN/CE, já que há dificuldade no fechamento de contratos internacionais diante do elevado frete marítimo e de problemas relacionados ao seu funcionamento. A próxima safra da região deve se iniciar em agosto e há receio quanto a este início, justamente pelos entraves nas negociações internacionais.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de frutas voltam a acelerar em outubro e ficam 4% acima de 2025
Aliança Fresh Brasil lança pesquisa inédita sobre o consumo de frutas flores e hortaliças
Mandioca/Cepea: Oferta restrita eleva preço da raiz ao maior patamar desde fev/25
Tomate para processamento industrial passa a contar com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático
HORTI RESENHA #162 - Safra de cebola começa com alerta para pressão de doenças nas principais regiões produtoras
Mamão/Cepea: Produção de mamão cresce nas Ilhas Canárias, e região espanhola busca selo de indicação geográfica