Frutas/Cepea: Queda do euro em relação ao dólar pode prejudicar exportação do Brasil

Publicado em 19/08/2022 09:43

As exportações brasileiras de frutas, na parcial de 2022 (janeiro a julho), estão inferiores ao recorde do ano passado. Segundo dados da Secex, o País exportou 480,9 mil toneladas de frutas, cascas de frutos cítricos e de melões neste ano, queda de 13% frente ao mesmo período do ano passado.

No caso do Vale do São Francisco (PE/BA), principal região exportadora de mangas e uvas, os envios caíram devido a problemas climáticos, e agora, podem também ser impactados pela desvalorização do euro frente ao dólar, segundo avaliação da Consultoria Agro do ItaúBBA, publicada no site da Globo Rural. Isso porque, no caso dos envios à Europa (que responderam por 74% dos embarques deste ano, até julho), o exportador recebe em euro, mas seus custos de produção estão atrelados ao dólar.

Segundo a consultoria, riscos políticos, logísticos e econômicos na Europa podem afetar as cotações e o fluxo de comercialização de frutas do País.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cacau cai após máximas de 3 meses e meio, mas registra ganho semanal de 16%
Banana/Cepea: Produção crescente em SC pressiona preços no atacado paulista
Cebola/Cepea: Com estoques em queda, preços sobem em SC
Melão/Cepea: Pós-feriado: cotações se mantêm na Ceagesp
Maçã/Cepea: Virada do mês garante preços mais próximos à estabilidade
Melancia/Cepea: Menor demanda pressiona cotações no mercado nacional