Uva/Cepea: Chuvas afetam parreirais no Vale

Publicado em 11/11/2022 12:59

As precipitações voltaram a preocupar viticultores do Vale do São Francisco (PE/BA) nos últimos dias, já que o tempo firme foi novamente interrompido pelo aumento da umidade em áreas produtoras. As chuvas podem implicar na redução da qualidade das uvas que estão próximas do período de colheita, no abortamento de floradas e em maior incidência de doenças, como míldio – inclusive, alguns relatos de presença do fungo já foram vistos. Como medida de contenção dos problemas apontados, produtores consultados pelo Hortifruti/Cepea apontam intensificação no uso de defensivos agrícolas.

As uvas que deveriam ser enviadas para a exportação e tiveram a qualidade afetada acabaram sendo destinadas ao o mercado interno. Assim, o preço da branca sem semente embalada nesta semana (07 a 11/11) recuou 4,10% em relação ao período anterior, à média de R$ 10,55/kg. 

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mandioca acumula oito semanas de valorizações, mas preços ainda não são atrativos aos produtores
HORTI RESENHA #137 - Abóbora: Nível de nutrientes varia de acordo com variedade, colheita e armazenamento
Acordo com a União Europeia gera oportunidades para conservadoras em EPS para uva de mesa, exportada principalmente pela região Nordeste do país
Brasil ainda consome menos fruta do que o recomendado e setor mira oportunidades no mercado interno
Volatilidade no mercado do cacau gera discrepância entre o preço ao produtor e o valor no varejo
Cooperativa Vinícola Garibaldi fecha safra de uva com crescimento e ótima matéria-prima