CNA participa do Inova Cacau 2022

Publicado em 28/11/2022 09:44
Evento foi realizado na sexta (25), em Belém (PA)

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na sexta (25), do evento “Inova Cacau 2022 – Os desafios da cadeia de cacau no Brasil”, realizado no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), em Belém.

O diretor técnico adjunto da CNA, Maciel Silva, foi um dos expositores do painel “Os desafios da cadeia do cacau no Brasil” e falou sobre os três principais desafios vivenciados pelos produtores rurais - a ampliação dos preços, a redução de custos, e o aumento de produtividade.

De acordo com ele, a agregação de valor, por meio da melhoria de qualidade da amêndoa, a produção de produtos derivados, e a melhoria no processo de tomada de decisão, como momento de comercialização, influenciam no preço de venda. “A assistência técnica, a capacitação e acesso à informação são chaves para o processo”, destacou.

Durante o debate, coordenado pela Comitê Nacional de Qualidade de Cacau Especial, também foi apresentado o programa Corredores Sustentáveis Pará, que trabalha em uma agenda de promoção a produção sustentável de cacau.

O painel contou com a participação do diretor da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Waldeck Pinto de Araújo Júnior, da diretora da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), Anna Paula Losi, e do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados. (Abicab), Ubiracy Fonseca.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cacau registra maior cotação em 5 meses; açúcar bruto sobe
Uva/Cepea: Safrinha deve encerrar positiva em Louveira/Indaiatuba; demanda segue como ponto de atenção
Cenoura/Cepea: Temporada de verão 2025/26 registra margens positivas em Goiás
Tecnologia pode elevar em até 20% a produtividade do pimentão e amplia uso de porta-enxertos no Brasil
Cacau atinge máxima de 5 meses em Londres
Chuvas na África trazem preocupações para o mercado do cacau e cotações sobem