Cenoura/Cepea: Início do ano é marcado por aumento dos preços

Publicado em 18/01/2023 14:49

Em São Gotardo (MG) e Cristalina (GO), houve aumento nas cotações da cenoura nas primeiras semanas do ano. A “suja”, que teve média de R$ 18,28/cx de 29 kg em dezembro/22, chegou a ser vendida a R$ 45,00/cx em janeiro (até 13/01), significativa valorização de 146%.

A alta nos preços é explicada pela redução da oferta nestas praças, reflexo das fortes chuvas. Devido à expressividade destas regiões na produção nacional, a disponibilidade ficou restrita e valorizou o produto.

Com o elevado índice pluviométrico, a entrada de maquinário nas terras para plantar e colher é dificultada, atrasando o andamento das safras e reduzindo a comercialização.

Diante das dificuldades na colheita da safra de verão 2022/23, produtores ainda estão comercializando raízes restantes de inverno. Mesmo com as fortes chuvas e uma pequena incidência de mela, de forma geral, produtores que detém maior tecnologia ainda estão conseguindo realizar a retirada das cenouras das lavouras com qualidade satisfatória.

Caso as chuvas continuem, a expectativa é que oferta continue restrita, podendo elevar ainda mais os preços. 

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HF/Cepea: Clima volta a ser fator-chave no ajuste do mercado de frutas e hortaliças
Cacau deixa de ser experimental e toma novo rumo produtivo no Sergipe
Colheita da Uva tem início em São Lourenço do Sul/RS
Exportações/Cepea: Mercosul e União Europeia assinam acordo histórico e beneficiará exportações de frutas frescas
Tomate/Cepea: Desaceleração da safra e menor produtividade motivam a alta do preço
Mandioca/Cepea: Maior oferta e demanda enfraquecida pressionam cotações