Preocupação com oferta da Costa do Marfim pesa e cacau sobe 1,20% no mercado futuro

Publicado em 28/02/2023 17:32

O mercado futuro do cacau encerrou as negociações desta terça-feira (28) com valorização expressiva para os preços. Depois de várias sessões andando de lado, as cotações avançaram 1,20% e o contrato referência finalizou o dia valendo US$ 2789. 

O mercado teve suporte na preocupação com a oferta da Costa do Marfim. "Os dados do governo de segunda-feira mostraram que os agricultores da Costa do Marfim enviaram um total cumulativo de 1,70 MMT MT de cacau para os portos da Costa do Marfim para o ano comercial de 2022/23 de 1º de outubro a 26 de fevereiro, uma queda de -2,9%", destacou análise do site internacional Barchart. 

"O catalisador para esse movimento tem sido a escassez de oferta de cacau no curto prazo, com os totais recentes de entradas nos portos da Costa do Marfim bem abaixo do total comparável do ano anterior. Fontes indicam que o rendimento da  safra principal desta temporada ficou abaixo do normal devido, em parte, à falta de fertilizantes e pesticidas adequados", destacou a última análise do Mercado do Cacau. 

Além disso, uma baixa na oferta da Nigéria também dão suporte aos preços. A Associação de Cacau da Nigéria divulgou que as exportações do país recuaram 5,9% em janeiro. 
 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Batata/Cepea: Atacado registra alta pela terceira semana seguida
Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES