Tomate/Cepea: Após dois meses de queda, preços sobem em março

Publicado em 22/03/2023 16:25

Na parcial do mês de março (1º a 20), as cotações do tomate subiram em comparação a fevereiro, à média de R$ 58,91/cx na roça (ponderada por classificação), 7,2% superior à média do mês passado. O aumento nos preços se deve à desaceleração da safra de verão 2022/23.

Em praças como Caçador (SC) e Venda Nova do Imigrante (ES), o volume de frutos comercializados já sofreu uma notável queda nas últimas semanas. Apesar da redução gradativa nas atividades da temporada de verão em todo o País, na semana do dia 13 a 17, houve um recuo dos preços em razão do aumento da oferta na região de Itapeva (SP), que intensificou a colheita das “lavouras do tarde”, e também pela elevação das temperaturas, que acelerou a maturação dos frutos.

As chuvas persistem em Itapeva e no ES, prejudicando ainda a qualidade dos frutos e a ocasionando maior incidência de doenças. As precipitações diminuíram na praça capixaba nesse mês, mas as lavouras formadas anteriormente no período de maior umidade ainda enfrentam as consequências. Em Caçador, onde as chuvas retornaram em fevereiro, os primeiros danos produtivos relacionados às precipitações começaram a ser verificados em março.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cacau recua na sessão em Londres, mas tem maior ganho mensal desde novembro de 2024
Banana/Cepea: Frio compromete qualidade e oferta de nanica
HF/CEPEA: Colheita de hortaliças avança; clima influencia mercado das frutas
Mandioca/Cepea: Menor oferta limita processamento e sustenta preços
Cebola/Cepea: Mesmo com oferta ainda controlada, preços recuam em Divinolândia
Manga/Cepea: Preços no Vale seguem em alta