Cebola/Cepea: Cadê o El Niño? Chuvas impactam cebola no Nordeste

Publicado em 12/01/2024 11:40

Nas praças de Baraúna (RN) e Irecê (BA), as chuvas de verão têm impactado as roças nordestinas durante esta semana (08 a 12/01). Na região potiguar, que está em reta final da safra, as chuvas do começo da semana prejudicaram a qualidade da cebola e dificultaram os tratos culturais e a colheita, reduzindo a oferta. Com o clima ensolarado do meio para o final da semana e leve retomada da colheita, a cebola amarela híbrida foi ofertada a R$65,00/sc de 20 kg, queda de 10,30% em relação à semana anterior.

Já em Irecê, a boa qualidade dos bulbos, torna a situação diferente. Na região, a chuva foi benéfica para os produtores que estão iniciando os plantios da safra de primeiro semestre. As águas amenizaram o sofrimento com a onda de calor e, consequentemente, a germinação dos bulbos. As cebolas que estão sendo comercializadas registraram cotações de R$57,50/sc de 20 kg para a cebola amarela híbrida, queda de 4,20% em relação à semana passada. Vale lembrar que, por conta da atuação do El Niño no Brasil, normalmente as chuvas são mais escassas no Nordeste, situação contrária ao que tem ocorrido nesta semana.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Horti Resenha #131 - Rancho Sagrada Família produz e exporta mangas no Vale do São Francisco
Cacau: fatores técnicos dominam no curto prazo, com clima em atenção
Manga/Cepea: Temporada paulista pode chegar até 40% de recuperação frente à safra 2024/25
Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY