Cebola/Cepea: Preços sobem em SC; qualidade se apresenta melhor em Lebon Régis

Publicado em 26/01/2024 14:19

Produtores de Ituporanga e Lebon Régis (SC) relataram que, durante esta semana (22 a 26/01), o mercado foi positivo para os produtores das localidades. Colaboradores do Hortifruti/Cepea apontam que as cebolas que estão sendo comercializadas em Ituporanga (SC) não estão com a qualidade boa, apresentando alta incidência de mofo-preto (Aspergillus), o que dificulta os manejos de pós-colheita da hortaliça, pois muitas vezes a cebola perde a capacidade de ser armazenada por longos períodos.

Mesmo com a qualidade inferior, o cenário de preços na região é satisfatório: produtores comercializaram sua produção a R$65,00/sc de 20 kg (cebola crioula), registrando aumento de 4% em relação à semana anterior. O cenário em Lebon Régis (SC) é bem mais positivo, com 70% das roças apresentando bulbos de extrema qualidade, e com boa procura pela hortaliça da região, onde os preços da semana foram de R$65,00/sc de 20 kg para a crioula, alta de 6%. A produção catarinense deve caminhar bem pelas próximas semanas, sem podridões nas roças, apenas destacando que, pela baixa incidência de luz nas lavouras, as cebolas podem apresentar calibres inferiores ao esperado. 

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Horti Resenha #131 - Rancho Sagrada Família produz e exporta mangas no Vale do São Francisco
Cacau: fatores técnicos dominam no curto prazo, com clima em atenção
Manga/Cepea: Temporada paulista pode chegar até 40% de recuperação frente à safra 2024/25
Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY