Melancia/Cepea: Oferta segue baixa, mas preço não se altera diante da baixa qualidade

Publicado em 05/04/2024 16:07

Nesta semana (1º a 05/04), o preço da melancia não mudou. De acordo com colaboradores do Hortifrúti/Cepea, a oferta de fruta em São Paulo e em Goiás ainda não está intensa o suficiente para abastecer o mercado nacional. Por si só, a falta de frutas elevaria o preço da melancia, porém a menor qualidade em ambas regiões está pressionando o preço. Esta situação proporciona um equilíbrio, com poucas variações no preço.

A produção em São Paulo segue impactada pelo alto volume de mosca-branca e tripes, e os custos da produção tendem a aumentar, com o uso de mais defensivos agrícolas. Em Uruana (GO), chuvas pontuais são responsáveis pela menor qualidade, além de diminuir o rendimento das lavouras. Com este cenário em vista, o preço da melancia graúda (>12 kg) paulista fechou em R$ 1,74/kg, alta de 1,2% frente à semana passada. Em Uruana (GO), o mesmo tipo de fruta finalizou em R$ 1,78/kg, variação negativa de 2,2% no mesmo comparativo.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Horti Resenha #131 - Rancho Sagrada Família produz e exporta mangas no Vale do São Francisco
Cacau: fatores técnicos dominam no curto prazo, com clima em atenção
Manga/Cepea: Temporada paulista pode chegar até 40% de recuperação frente à safra 2024/25
Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY