Banana/Cepea: Produtores de nanica relatam dificuldades de escoamento para RS

Publicado em 10/05/2024 15:24

Produtores de banana nanica do Norte de Santa Catarina e, em menor proporção, do Vale do Ribeira (SP) relataram que os envios para o Rio Grande do Sul seguem impactados, devido à tragédia causada pelas fortes chuvas nas últimas semanas, que inviabilizaram parte das estradas. Assim, não conseguiram enviar essas frutas para lá e tiveram que mandá-las para outros centros alternativos.

Nesta semana (06 a 10/05), no Norte de SC, o preço da prata se manteve, devido à baixa oferta - a variedade de primeira qualidade foi comercializada a R$ 3,14/kg -, enquanto o da nanica registrou recuo de 10%, sendo vendida na média de R$ 0,64/kg, diante da maior oferta. Para a próxima semana, espera-se que o volume de nanica siga elevado e de prata ainda esteja controlado na região.

 

NOTA: O CEPEA, que acompanha e analisa de perto as atividades do agronegócio no Rio Grande do Sul, captando as condições socioeconômicas de seus produtores rurais, neste lamentável momento de catástrofe climática, se solidariza com eles - e com a sociedade gaúcha como um todo - diante das substanciais perdas de renda e patrimonial, mas, acima de tudo, das vidas humanas sacrificadas.

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Greening registra menor avanço em nove anos e SP mantém força-tarefa contra a doença
Cacau recua em Londres após atingir máxima de um ano
Indústria paraense apoia cultivo de cacau em cinturão citrícola paulista
IFPA Brasil consolida protagonismo do setor de frutas, flores, legumes e verduras na América Latina
Preço de legumes cai até 30% em julho e favorecem busca por alimentação saudável
Produtora de Bataguassu eleva produção de hortaliças à escala comercial e diversifica renda