Melancia/Cepea: Demanda baixa e escassez de graúdas afetam mercado

Publicado em 07/06/2024 11:08

O preço da melancia registrou leve queda nesta semana (03 a 07/06). A queda de temperatura no Sul e no Sudeste, verificada desde a semana passada, segue afetando negativamente na demanda. Parte dos agentes consultados pelo Hortifrúti/ Cepea comenta que, apesar da melhora na oferta em Uruana (GO), muitos relataram escassez de graúdas nas lavouras, visto que as condições climáticas (temperaturas amenas) não favoreceram o crescimento, devendo melhorar a oferta de melancias de maior calibre nas próximas semanas. Além disso, compradores relataram falta de caminhões para o transporte das frutas, acarretando em um acúmulo nas roças e diminuição da vida útil.

Assim, nesta semana, a melancia graúda (>12 kg) foi vendida na média de R$ 1,08/kg em Uruana, queda de 18,6% em comparação com a semana passada. Para a próxima semana, os preços podem se recuperar um pouco, já que a previsão é de que as temperaturas voltem a subir, favorecendo uma recuperação na demanda.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY
Batata/Cepea: Chapada Diamantina (BA) registra altas produtividades
Manga/Cepea: Com crescimento da oferta, preços no Vale recuam na abertura do mês
Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção