Melancia/Cepea: Baixa oferta eleva preço da graúda

Publicado em 26/07/2024 15:22

O preço da melancia se recuperou em Uruana (GO) nesta semana (22 a 26/07). Segundo colaboradores do Hortifrúti/Cepea, a oferta vem diminuindo gradualmente (principalmente a graúda), o que ocasionou em uma melhora nas cotações. A principal justificativa para a baixa oferta é a menor produtividade em Lagoa da Confusão (TO), juntamente com uma desaceleração da colheita em Uruana, onde produtores normalmente reduzem os plantios para colher neste período – já que esperam uma maior oferta vindo do Tocantins.

Assim, nesta semana, a melancia graúda (>12 kg) foi vendida na média de R$ 0,93/kg em Uruana, aumento de 36,70% em comparação com a semana passada. A recuperação nas cotações foi um alento, considerando que, na semana passada, os valores estavam bem próximos do custo de produção. Para a próxima semana, a oferta tende a continuar reduzida nas praças produtoras, mas a previsão de uma nova frente fria pode restringir o consumo e impedir altas significativas nos preços.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY
Batata/Cepea: Chapada Diamantina (BA) registra altas produtividades
Manga/Cepea: Com crescimento da oferta, preços no Vale recuam na abertura do mês
Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção