Banana/Cepea: Setembro se inicia com desvalorização da prata no Norte de MG

Publicado em 06/09/2024 14:35

As vendas de banana ainda estavam lentas no Norte de Minas Gerais nesta semana (02 a 06/09). De acordo com colaboradores do Hortifrúti/Cepea, a melhora das vendas ocorre somente após o dia de pagamento de salário - geralmente o quinto dia útil do mês. Assim, nesta semana, os consumidores ainda estavam com baixo poder de compra.

Como resultado disso e também do leve e pontual aumento da oferta causado pelo clima quente, os preços da prata recuaram: a de primeira qualidade foi vendida por R$ 4,69/kg, queda de 5% frente à semana anterior. Cabe destacar que, em comparação com anos anteriores, a disponibilidade de prata está muito menor e, por isso, as cotações estão em altos patamares neste ano.

Para a nanica, por sua vez, o preço se estabilizou devido à baixa oferta. A variedade de padrão superior foi comercializada por R$ 2,49/kg. Para semana que vem, espera-se aquecimento nas vendas, o que pode voltar a impulsionar as cotações.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HORTI RESENHA #144 - Métodos de conservação e variedades tardias abrem novos mercados para a lichia
Cacau cai para mínimas de duas semanas em NY
HORTI RESENHA #143 - Sustentabilidade pode definir quem exporta frutas e quem fica de fora do mercado
Contratos futuros do cacau despencam mais de 4% em NY e Londres
Após alta intensa, cacau volta a cair após participação de lado vendedor no mercado global
Preços baixos do cacau exigem que produtores busquem novas formas de comercialização