Produção Integrada de Uva pode economizar até 40% do uso de fertilizantes

Publicado em 08/01/2009 18:38

O Sistema de Produção Integrada de Uva, implantado em 2001, contribuipara a organização da base da cadeia produtiva e a redução de insumos. Ao todo, é possível economizar até 40% do uso de fertilizantes, 50% da água e até 100% de agrotóxicos. Com isso, o produtor consegue, no fim da safra, ter produtos de qualidade em condições de vendê-los nos mercados interno e externo.

De acordo com o coordenador-geral de Sistemas de Produção Integrada, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luiz Carlos Bhering Nasser, a maioria dos produtores de uva atua em área que varia de 0,6 a 1,8 hectares. “Esse espaço contribui para a criação de, no mínimo, três empregos diretos. Vale ressaltar que esses produtores contam com agregação de valor muito grande, em que é possível, dentro da produção integrada, manter uma família com dois filhos”, ressaltou.

O projeto de Produção Integrada de Uva já está presente em sete unidades da federação. Teve início no Vale do São Francisco (Pernambuco e Bahia) e se estendeu para o Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. Hoje, o programa atua com uvas finas de mesa e uvas viníferas (usadas na fabricação de vinhos).

Produção Integrada – Atualmente, existem 35 projetos de Produção Integrada em andamento. Em 2009, serão lançados 16 programas. Entre eles, encontram-se o de cana-de-açúcar, caprinocultura leiteira, flores, hortícolas, milho e plantas medicinais. Além disso, seis normas técnicas serão publicadas para as culturas de amendoim, batata, café, leite, soja e uva vinífera. “Essas normas funcionam como um guia para que o produtor possa seguir os passos e certificar a produção. Assim, poderá vender o produto para os mercados interno e externo e ter o respaldo de órgãos oficiais do Brasil”, finalizou Nasser.


Fonte: MAPA

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mandioca/Cepea: Preços têm comportamentos distintos entre regiões
Contratos futuros do cacau caem quase 10% na semana
Mamão/Cepea: Abril fecha com queda nas cotações do havaí
Cenoura/Cepea: Desafios na qualidade: preços ficam estáveis em MG, apesar da oferta limitada
Manga/Cepea: Após queda expressiva, preço da tommy mais que dobra na semana