CNA debate os desafios e as oportunidades do setor de cacau

Publicado em 29/11/2024 10:27
Reunião da Câmara Setorial do Cacau ocorreu na sede da Faepa, em Belém

A CNA participou, na quinta (28), de reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau e Sistemas Agroflorestais do Mapa, realizada na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa), em Belém, para discutir o panorama do mercado de cacau, além de desafios e oportunidades do setor.

O encontro teve a presença do presidente da Faepa, Carlos Fernandes Xavier, e de representantes de produtores, da indústria moageiras e de derivados, do governo e pesquisadores. A assessora técnica da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, Letícia Barony, acompanhou os debates.

Segundo Letícia, o setor cacaueiro tem buscado estratégias para aumentar a produtividade de forma sustentável, com o uso eficiente dos recursos e a preservação ambiental.

Durante o encontro, foram compartilhadas ações que estão em andamento para o monitoramento e erradicação da monilíase do cacaueiro.

“O monitoramento fitossanitário e a orientação de produtores e da sociedade é um desafio, mas tem recebido apoio das agências de defesa agropecuária, do Ministério da Agricultura, e todos os elos da cadeia, em busca da segurança produtiva e de mercado”, disse.

Na reunião também foi destacada a importância do fortalecimento das instituições de pesquisa e da transformação tecnológica, com o objetivo de desenvolver soluções de curto, médio e longo prazos. “Essas estratégias visam não apenas o controle imediato dos focos de monilíase, mas o desenvolvimento de materiais tolerantes, ferramentas e práticas de manejo da doença”, explicou Letícia.

Outro ponto debatido foi a necessidade de realizar estudos para embasar a criação de projetos de viabilidade econômica para a cadeia produtiva do cacau, levando em consideração as particularidades das diferentes regiões de cultivo, o manejo cultural e o uso de diversas espécies vegetais.

Ainda na quinta (28), ocorreu a cerimônia de premiação do “VI Concurso Nacional de Cacau Especial”, com a participação de 20 finalistas de nove estados. O concurso visa reconhecer a qualidade das amêndoas e valorizar os produtores que adotam práticas agrícolas sustentáveis e buscam a melhoria contínua em sua produção.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Uva/Cepea: Calor intenso afeta qualidade no Vale do SF, mas oferta mais controlada eleva preços das brancas
Mandioca/Cepea: Chuvas reduzem processamento e estoques de derivados
Manga/Cepea: Preço da tommy recua pela 9ª semana no Vale, e pressiona valores da palmer
Maçã/Cepea: Visando diminuir estoques, disponibilidade aumenta e preços recuam
Cenoura/Cepea: Cotações seguem caindo em São Gotardo com oferta elevada
Alface/Cepea: Em Mogi das Cruzes, chuvas reduzem oferta e elevam preços