Maçã/Cepea: Baixa oferta sustenta preços em níveis elevados na virada do ano

Publicado em 10/01/2025 15:32

Nesta semana (06 a 10/01), o mercado da maçã seguiu na mesma toada do já observado no fim de dezembro, principalmente devido ao estoque nacional muito baixo das variedades gala e fuji. Conforme agentes consultados pelo Hortifrúti/Cepea, os preços da maçã não apresentaram grandes variações nas primeiras semanas de janeiro. Em São Joaquim (SC), a fuji 110 Cat 1 fechou a R$ 171,50/cx de 18 kg nesta semana, leve aumento de 1% em relação à passada. De modo geral, a procura esteve estável, mesmo com as festas de fim de ano.

A comercialização de eva da safra 2024/25 já começou desde o final de dezembro no Paraná, mas como a comercialização ainda é pequena, os preços serão levantados nas próximas semanas. O volume dessa variedade é insuficiente para alterar bruscamente o cenário de oferta reduzida no mercado, devido à menor área frente às tradicionais. Para as próximas semanas, a previsão é de que o mercado siga sem grandes alterações até o início da colheita da gala, que deve ocorrer no fim de janeiro. 

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY
Batata/Cepea: Chapada Diamantina (BA) registra altas produtividades
Manga/Cepea: Com crescimento da oferta, preços no Vale recuam na abertura do mês
Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção