Manga/Cepea: Com recuo do valor da tommy e valorização da palmer, preços invertem no Vale

Publicado em 21/03/2025 15:29

Nesta semana (17 a 21/03), os preços da manga tommy no Vale do São Francisco (BA/PE) registraram queda acentuada. A fruta na região foi comercializada a R$ 2,27/kg, o que representa um recuo de 35% quando comparado à semana anterior. Esse movimento segue o mesmo comportamento das últimas semanas de quedas sucessivas nos preços da variedade, inicialmente impulsionadas por um ajuste de mercado, já que desde antes do recesso de carnaval, a fruta vinha se valorizando de modo expressivo devido ao volume disponível restrito. Contudo, nesta semana, o declínio nos preços da tommy também foi causado por problemas de qualidade, como antracnose e casos de colapso interno. Além disso, esse cenário dificultou os  embarques ao mercado externo, o que gerou a necessidade do mercado doméstico absorver essas frutas, aumentando a oferta da variedade e contribuindo com a retração nas cotações.

Quanto à palmer, o cenário foi o oposto, com a fruta sendo negociada a R$ 2,49/kg, avanço de 6% no mesmo comparativo. Dessa forma, o cenário de preços mais atrativos para a tommy nas ultimas semanas se inverteu, com a palmer passando a apresentar maior valor de comercialização nesta semana. Para as seguintes, é possível que a qualidade limitada continue a afetar os preços, sobretudo da tommy, e que a palmer siga mais valorizada. 

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY
Batata/Cepea: Chapada Diamantina (BA) registra altas produtividades
Manga/Cepea: Com crescimento da oferta, preços no Vale recuam na abertura do mês
Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção