Uva/Cepea: Volume exportado mais que dobra em maio

Publicado em 17/06/2025 10:33

As exportações brasileiras de uva atingiram 3,08 mil toneladas em maio, volume 123% maior que o embarcado em abril/25 e 571% superior ao de maio/24, segundo dados do Comex Stat. De acordo com colaboradores do Hortifrúti/Cepea, a primeira janela de exportação do ano, encerrada em meados de maio, teve boa demanda e boa oferta nacional, visto as menores chuvas do começo do ano no Vale do São Francisco (PE/BA), principal região exportadora.

Agora, com o fim dos embarques, as uvas, que seriam destinados ao mercado externo, devem ser direcionadas ao mercado interno, que se encontra pouco comprador neste momento, o que pode pressionar os valores pagos aos produtores e aos distribuidores. Em decorrência disso, é provável que o setor enfrente desafios para escoar esses estoques, ao menos no curto prazo, até que o consumo interno se recupere ou acordos sejam firmados para a janela do segundo semestre.

Para a segunda metade do ano, agentes estimam um incremento na produtividade das uvas, resultado das melhores condições climáticas registradas neste primeiro semestre, que favoreceram a recuperação fisiológica das videiras. Caso o clima se mantenha favorável, a qualidade das uvas do segundo semestre também pode ser superior, agregando valor às uvas brasileiras na janela principal de exportação.

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY
Batata/Cepea: Chapada Diamantina (BA) registra altas produtividades
Manga/Cepea: Com crescimento da oferta, preços no Vale recuam na abertura do mês
Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção