Uva/Cepea: Volume exportado mais que dobra em maio

Publicado em 17/06/2025 10:33

As exportações brasileiras de uva atingiram 3,08 mil toneladas em maio, volume 123% maior que o embarcado em abril/25 e 571% superior ao de maio/24, segundo dados do Comex Stat. De acordo com colaboradores do Hortifrúti/Cepea, a primeira janela de exportação do ano, encerrada em meados de maio, teve boa demanda e boa oferta nacional, visto as menores chuvas do começo do ano no Vale do São Francisco (PE/BA), principal região exportadora.

Agora, com o fim dos embarques, as uvas, que seriam destinados ao mercado externo, devem ser direcionadas ao mercado interno, que se encontra pouco comprador neste momento, o que pode pressionar os valores pagos aos produtores e aos distribuidores. Em decorrência disso, é provável que o setor enfrente desafios para escoar esses estoques, ao menos no curto prazo, até que o consumo interno se recupere ou acordos sejam firmados para a janela do segundo semestre.

Para a segunda metade do ano, agentes estimam um incremento na produtividade das uvas, resultado das melhores condições climáticas registradas neste primeiro semestre, que favoreceram a recuperação fisiológica das videiras. Caso o clima se mantenha favorável, a qualidade das uvas do segundo semestre também pode ser superior, agregando valor às uvas brasileiras na janela principal de exportação.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário