Alface/Cepea: Mês junino de preços baixos e saída lenta
Os preços das folhosas estão em queda há quatro semanas consecutivas nas regiões paulistas de Mogi das Cruzes e Ibiúna. Apesar da oferta controlada – já que produtores reduziram as áreas de plantio –, a fraca demanda vem pressionando as cotações. Colaboradores do Hortifrúti/Cepea relataram que já existem até mesmo áreas sendo gradeadas por falta de mercado para escoar todo o volume produzido.
Na parcial de junho (1º a 13/06), os preços médios ficaram em R$ 1,40/unidade para a americana em Ibiúna e em R$ 1,15/unidade para a crespa em Mogi. Esse cenário acende um alerta, já que os custos, por outro lado, só aumentam. Além dos desembolsos com os insumos, produtores de ambas as regiões têm relatado falta de mão de obra. Caso os preços continuem baixos, a margem (que já está apertada) pode ficar negativa e resultar em grandes prejuízos.
A qualidade, por sua vez, está boa no geral. A queda nas temperaturas resultou em algum volume de perda por queima de borda das folhosas – sobretudo em áreas de produção em baixada. No quesito fitossanidade, os problemas são pontuais quanto à ocorrência de míldio e bactérias.
0 comentário

Mandioca/Cepea: Após dez quedas consecutivas, média semanal sobe

Banana/Cepea: Menor oferta e frio impulsionam cotações da nanica na Ceagesp

Indústria brasileira de cacau alerta para impacto da tarifa de 50% anunciada pelos EUA

Melão/Cepea: As noites frias impactam no calibre de melões do Vale; preços sobem na semana

Batata/Cepea: Com colheita de inverno, preços registram queda mais expressiva

Tomate/Cepea: Safra de inverno se intensifica, e preços caem nos principais atacados