No sul da Bahia, Teixeira de Freitas se destaca pela alta produtividade na cultura da melancia

Publicado em 12/11/2025 06:30 e atualizado em 13/11/2025 18:15
Região combina clima favorável, produtores tecnificados e troca de experiências em eventos que fortalecem a cadeia produtiva

Em 2024, o Brasil produziu 1,978 milhão de toneladas de melancia, gerando receita de R$ 2,425 bilhões, de acordo com dados consolidados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Deste montante, 231.934 toneladas têm como origem a Bahia, estado que cultiva 14.905 hectares com a fruta. 

Um dos principais municípios baianos que produzem a melancia é Teixeira de Freitas, localizado no extremo sul do estado e com mais de 145 mil habitantes, segundo informações do Censo do IBGE de 2022. Por lá, tudo lembra a fruta, desde o monumento em uma das rotatórias da cidade até os pontos de ônibus, passando pelas diversas barracas de comercialização da melancia espalhadas pelo território. 

Rotatoria referênciando a melancia emTeixeira de Freitas/BA

“Teixeira de Freitas é hoje um polo de produção de melancia no Brasil, está entre as melhores regiões do país em termos de tecnologia de produção e se destaca muito pelas altas produtividades e pelo uso de tecnologias avançadas de produção. Outro ponto importante é aproveitar momentos do ano com alto consumo da fruta, vamos chegando próximo do final do ano e quanto mais quente maior é o consumo de melancia. Então é uma região muito importante, com o produtor muito tecnificado e que busca novas tecnologias”, aponta Golmar Beppler, Gerente Nacional de Vendas BASF/Nunhems. 

Golmar Beppler - Gerente Nacional de Vendas BASFNunhems

Valter Nagao é um dos produtores de melancia do município. Há 25 anos na atividade, ele herdou o ofício da família e já cultivou mamão, mas hoje foca na melancia e na abóbora, em algumas áreas. Somente da fruta, a produção gira em torno de 60 toneladas por hectare e vem trazendo rentabilidade. 

“No momento, sim. Toda cultura passa por momentos difíceis de preços, clima e doenças, mas dentro das nossas perspectivas tem sido rentável. Os maiores desafios acabam sendo as condições climáticas e a presença de insetos, que as vezes podem causar grandes perdas”, opina Nagao. 

Valter Nagao - Produtor de melancia em Teixeira de Freitas/BA

O produtor ressalta também os avanços que aconteceram na tecnologia e nas técnicas de produção nos últimos anos. “Nos últimos 10 anos, a tecnologia mudou bastante. Hoje avançamos para o gotejamento, estamos começando com o mulching para o controle de ervas daninhas e usando protetor solar para evitar ter que cobrir os frutos. A tecnologia de produtos e de materiais para cada época do ano também evoluiu muito”, diz. 

Produção de melancia emTeixeira de Freitas/BA

Justamente neste contexto de avanço da tecnologia e difusão do conhecimento é que acontece o Tecshow Melancia em Teixeira de Freitas/BA, a segunda edição de um evento promovido pela BASF/Nunhems que começou em 2024, em Goiás, e deve ganhar mais regiões brasileiras nos próximos anos.  

“Nosso objetivo é transformar a cadeia. A gente vem trabalhando há mais de 10 anos com o intuito de gerar valor para todos os elos da cadeia. Esse é o momento em que trazemos produtores do Brasil inteiro que possam interagir e trocar experiências, mas não somente o produtor tem que entender o que está acontecendo aqui, é o distribuidor, redes de varejo e consultores. Nosso objetivo é promover uma produção mais sustentável, que evite perdas e possa trazer vantagens ao produtor, com a verticalização da produção, com packing houses, e promovendo uma fruta mais doce e com menos perdas até chegar ao consumidor final”, pontua Beppler.

Produção de melancia em Teixeira de Freitas/BA

Mais do que participar do evento, Valter Nagao abriu sua propriedade para receber os participantes e destaca os pontos positivos de participar de iniciativas como esta, que unem diversos elos da cadeia produtiva em um mesmo local. 

“É um prazer receber aqui os distribuidores do Brasil e os parceiros que agregam na cultura. É uma oportunidade para divulgar Teixeira de Freitas, que se classifica entre as mais relevantes em área de cultivo e produção no país. No contato com produtores de outras regiões vamos tentando agregar de um, de outro, e trazer novidades. Também sempre procuramos visitar Goiás, áreas do Norte, Mossoró/RN, para buscar novidades para a nossa região”, conta o produtor. 

Venda de melancia em Teixeira de Freitas/BA
Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produtores gaúchos enxergam safra da uva otimista para 2026
Cacau avança mais em NY
Rasip Agro projeta colher 55 mil toneladas de maçãs na safra 2026
Mamão/Cepea: Preço do formosa acumula queda de 51% em janeiro
Cacau fecha em alta após cair quase 20% na semana passada
Manejo experimental de combate à praga da mandioca garante Prêmio Samuel Benchimol à Embrapa Amapá