Uva/Cepea: Exportações brasileiras seguem crescentes nesta temporada

Publicado em 15/12/2025 09:20

As exportações brasileiras de uvas mantiveram ritmo crescente em novembro, impulsionadas pela forte demanda europeia, especialmente de Holanda e Reino Unido. Segundo o Comex Stat, foram embarcadas 22 mil toneladas no mês, alta de 33% frente a outubro e de 29% em relação a novembro/24 — um dos melhores resultados para o período desde 2020, atrás apenas de novembro de 2023 (26,6 mil t).

O destaque ficou para a Holanda, cuja entrada de uvas brasileiras aumentou 75% sobre o mês anterior, movimento favorecido pela menor oferta de uvas italianas e espanholas nas gôndolas europeias, o que abriu maior espaço para a fruta nacional. Em receita, contudo, houve recuo frente a novembro/24, devido à maior participação de mercados alternativos — que pagaram cerca de 11% menos — e ao maior volume embarcado.

Para os Estados Unidos, apesar do alívio tarifário anunciado em dezembro, as uvas brasileiras não foram incluídas nas listas de produtos com tarifas suspensas. Assim, a fruta continua sujeita à taxação de 50%, mantendo restrições relevantes ao comércio. Segundo a Abrafrutas, a exclusão ocorre porque os EUA são grandes produtores e projeta-e que tenham supersafra em 2025/26, além de comprarem volumes expressivos do Chile e Peru. Neste cenário, mesmo com a tarifa mantida, os envios seguem dentro dos limites mínimos acordados.

No geral, os embarques já estão reduzidos e os últimos devem acontecer nesta primeira quinzena do mês. Agentes do Hortifrúti/Cepea avaliam que, apesar da concorrência mais acirrada e do menor retorno financeiro, o Brasil deve fechar o ano com desempenho positivo nas exportações, sustentado pela boa qualidade da fruta e pela consolidação de novos destinos.

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tomate/Cepea: Ritmo de maturação acelerado pressiona cotações em todos os atacados
Cebola/Cepea: Com oferta reduzida no NE, preços sobem
Uva/Cepea: Exportações brasileiras seguem crescentes nesta temporada
Mandioca/Cepea: Oferta mantém pressão sobre cotações pela 6ª semana
Manga/Cepea: Rentabilidade cai, mas se mantém acima dos padrões para novembro
Cacau fecha em alta de 1,1% em Nova York