Cenoura/Cepea: Chuvas reduzem oferta em São Gotardo

Publicado em 15/01/2026 08:38

A disponibilidade de cenoura segue cada vez mais controlada em São Gotardo (MG). Segundo agentes consultados pelo Hortifrúti/Cepea, esse cenário é reflexo da ocorrência de chuvas mais frequentes e volumosas na região, que vêm dificultando a colheita em algumas áreas e até mesmo atrasando plantios já programados. Como resultado, deve haver alguma - mesmo que breve - lacuna de oferta nos próximos meses. Em termos de produção, o rendimento das roças já tem caído de forma significativa: em dezembro, a média produtiva foi de 2600 cx/ha, resultado 30% menor do mês de novembro. Com isso, a diluição dos custos tem ficado mais dificultosa, elevando o desembolso unitário; os preços, no entanto, não tem se elevado de maneira tão significativa. Ao patamares atuais já são positivos e ao menos cobrem os desembolsos, mas as margens ainda estão abaixo do potencial e do típico para o período. Além dos impactos na produtividade, a qualidade das raízes também tem começado a ser comprometida. Produtores relatam maiores problemas com a incidência de bacterioses, nematoides e também bifurcação nas raízes, provocando descartes de parte do volume colhido.

Em relação ao mercado da semana (05 a 09/01), a caixa de 29 kg da cenoura “suja” foi negociada à média de R$ 30,00, valor 52% inferior ao observado em igual período de 2025. Vale destacar que a variedade de inverno ainda está sendo colhida no Cerrado, com previsão de encerramento ao longo deste mês. No entanto, problemas com lenticela também têm prejudicado a comercialização. Para os próximos 15 dias, a previsão da Climatempo indica acumulado de aproximadamente 146 mm na região mineira, cenário que deve continuar dificultando as atividades de campo, controlando ainda mais a oferta. 

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Volume de frutas exportadas do Brasil para a Europa cresce 19% em 2025 e expectativa é de que acordo com UE amplie esse mercado nos próximos anos
Cenoura/Cepea: Chuvas reduzem oferta em São Gotardo
Manga/Cepea: Em SP, início de ano marca transição de oferta de tommy para palmer
Exportações de frutas brasileiras batem recorde pelo terceiro ano consecutivo
Demanda fraca para o cacau pressiona preços internacionais para baixo
Em meio a cenário desafiador, moagem de cacau recua 14,6% em 2025