Uva/Cepea: Menor oferta favorece recuperação dos preços da BRS vitória
A redução mais expressiva dos volumes de uva BRS vitória no Vale do São Francisco (PE/BA) favoreceu a recuperação dos preços no início de setembro, após uma sequência de quedas observada desde abril. Segundo o Hortifrúti do Cepea, em agosto, a rentabilidade da variedade permaneceu em patamar apertado, próxima dos custos de produção.
De acordo com o Centro de Pesquisas, a menor demanda no Sudeste durante o inverno, as férias escolares, a lacuna entre as janelas de exportação e o aumento progressivo dos volumes mantiveram o preço da variedade em queda gradual, chegando, em alguns momentos, a se equiparar aos custos de produção. O avanço da oferta de uvas brancas também limitou a recuperação das cotações da variedade negra.
Já neste início de setembro, com uma redução mais expressiva dos volumes, os valores médios de venda apresentaram alta. De acordo com a equipe de Hortifrúti do Cepea, para as próximas semanas, a expectativa é de aumento gradual dos preços, ainda que de forma modesta até meados deste mês. A partir de então, com a intensificação dos embarques para exportação e a redução do volume de uvas brancas no mercado, os volumes de ambas as variedades devem ficar mais controlados, o que tende a viabilizar um ajuste nos preços e a recuperação das margens os agentes.