Uva/Cepea: Menor oferta favorece recuperação dos preços da BRS vitória

Publicado em 09/09/2026 10:08

A redução mais expressiva dos volumes de uva BRS vitória no Vale do São Francisco (PE/BA) favoreceu a recuperação dos preços no início de setembro, após uma sequência de quedas observada desde abril. Segundo o Hortifrúti do Cepea, em agosto, a rentabilidade da variedade permaneceu em patamar apertado, próxima dos custos de produção.

De acordo com o Centro de Pesquisas, a menor demanda no Sudeste durante o inverno, as férias escolares, a lacuna entre as janelas de exportação e o aumento progressivo dos volumes mantiveram o preço da variedade em queda gradual, chegando, em alguns momentos, a se equiparar aos custos de produção. O avanço da oferta de uvas brancas também limitou a recuperação das cotações da variedade negra.

Já neste início de setembro, com uma redução mais expressiva dos volumes, os valores médios de venda apresentaram alta. De acordo com a equipe de Hortifrúti do Cepea, para as próximas semanas, a expectativa é de aumento gradual dos preços, ainda que de forma modesta até meados deste mês. A partir de então, com a intensificação dos embarques para exportação e a redução do volume de uvas brancas no mercado, os volumes de ambas as variedades devem ficar mais controlados, o que tende a viabilizar um ajuste nos preços e a recuperação das margens os agentes.

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Uva/Cepea: Menor oferta favorece recuperação dos preços da BRS vitória
Exportações de frutas começam setembro com volume 20% menor, mas preço médio segue acima de 2025
Incertezas sobre o El Niño, desafios na mão de obra e preços internacionais marcam o cenário da safra principal 2026/27 de cacau
Mandioca/Cepea: Oferta limitada mantém raiz em valorização; demanda por fécula se enfraquece
Setor de FLVs cobra políticas próprias para uma cadeia em que o relógio também define rentabilidade
Tomate/Cepea: Preços seguem em alta com maturação mais lenta