PR: Tomate apodrece no pé com o excesso de chuva

Publicado em 21/01/2010 08:16
Doenças provocadas pela umidade comprometem a qualidade e reduzem a produção em mais de 50%
No Norte Pioneiro do Paraná, são os produtores de tomate e feijão que registram os maiores prejuízos com o excesso de chuva. Há três semanas a precipitação não dá trégua, o que tem tornado o trato da lavoura mais difícil, principalmente por conta da incidência de doenças.

A situação é mais grave nos pomares de tomate em Wenceslau Braz, principal produtor da região e um dos maiores do Paraná. Em situação normal, a chuva sempre é bem-vinda na cultura, explica o técnico em agropecuária da prefeitura de Wenceslau Braz, Luis Tortini. Porém, com o excesso de água as lavouras estão apresentando doenças que comprometem a qualidade do fruto. “A chuva em excesso faz com que o cálcio e os demais nutrientes fiquem muito diluídos na terra. Então a planta acaba absorvendo uma quantidade menor, o que causa o aparecimento de deficiências na fruta, como podridão e manchas necrosadas. Outro efeito causado pelo excesso de umidade é a dificuldade de polinização”, explica o técnico. Com o aparecimento de doenças, os produtores também tiveram que investir mais em defensivos, o que deixou o custo de produção das lavouras 15% mais caro.

A região de Wenceslau Braz tem quase duas dezenas de produtores de tomate. A safra projetada para esse ano era de mais de 17 mil toneladas, o que representaria 70% da produção total do Norte Pioneiro. No entanto, com as chuvas das últimas semanas a queda deve ficar entre 60% e 70%. O levantamento mais otimista do Depar­­tamento de Economia Ru­­ral (Deral) da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) é que a produção atinja apenas 7 toneladas.

Para o produtor César da Silva Fonseca, a exuberância dos seus pomares de tomate se transformaram em decepção. A poucos dias de iniciar a colheita dos 75 mil pés de sua propriedade, ele deve descartar quase 50% da produção projetada no plantio, que era de quase dez toneladas. “Tivemos uma perda considerável. Desmanchamos três áreas. Só nos resta começar novamente”, desabafa.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário