Sete municípios de Mato Grosso do Sul são reconhecidos como livres de praga da banana

Publicado em 21/01/2010 17:37
Sete municípios de Mato Grosso do Sul são agora considerados área livre da sigatoka negra, praga que atinge a bananeira. O reconhecimento de Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Paranaíba, Selvíria e Três Lagoas foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (21), Instrução Normativa Nº 3, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
       Com a decisão, os produtores de banana desses municípios podem comercializar para qualquer outro estado do País. Atualmente, além dos sete municípios sul-mato-grossenses, são consideradas áreas livres da praga os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins. Alguns municípios dos estados de Minas Gerais e Mato Grosso também são reconhecidos pelo Mapa como áreas livres de sigatoka negra.
      Sigatoka negra - A praga é causada por um fungo (Mycosphaerella fijiensis) e atinge, primeiramente, as folhas mais novas da bananeira, causando estrias (linhas) marrons. Com o avanço da doença, as folhas têm morte prematura e os prejuízos podem chegar até 100% da plantação.
     Desde 2001, o Ministério da Agricultura trabalha no combate, controle e prevenção da sigatoka negra, por meio de controle químico e do monitoramento do trânsito de plantas, que apenas podem ser removidas para outras unidades da federação quando originárias de áreas livres ou sob sistema de mitigação de risco para a praga. (Laila Muniz)
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário