Lavouras secas no Ceará

Publicado em 22/03/2010 08:18
A seca prejudicou as lavouras no sul do Ceará. A Ematerce, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado, avalia as perdas no campo.

O agricultor Alberto Soares é o dono do plantio de milho no município do Crato, no sul do Ceará. Poderia já estar colhendo, mas, como faltou chuva na segunda quinzena de fevereiro e nos primeiros quinze dias de março, quase tudo está perdido. “Está na mão de Deus, esperando por Deus”, disse.

O milho chegou a soltar a flor da planta, mas a espiga não cresceu. Teria de ter chovido ao menos 40 milímetros para garantir a safra.

Ematerce, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, já reconhece as perdas em todos os municípios do sul do Estado. Fez um relatório para comunicar a situação para o governo estadual e para o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

“Nós estamos estudando distribuir sementes de sorgo para os pecuaristas de leite da região, alternativa de crédito rural através da linha do Pronaf e outras práticas de convivência com o semi-árido”, falou Adonias Sobreira, gerente da Ematerce.
Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do cacau se recuperam após queda de 20% em meio a baixa liquidez recorde
CATI lança Programa Cacau SP, fruto promete ser nova alavanca para o agronegócio paulista
Preços do cacau caem 20% em dois dias em meio à baixa liquidez
Mamão/Cepea: Preços do Havaí caem em abril
Mandioca/Cepea: Preços têm comportamentos distintos entre regiões